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A realidade global mostra que a água, antes considerada um bem inesgotável é, na verdade, um bem renovável, mas limitado. É por isso que muitas empresas colocam a economia de água como uma de suas principais ações de sustentabilidade. O mau uso da água é muitas vezes punido por órgãos ou instituições governamentais. Mas um estrago ainda maior para a imagem de uma empresa é a reprovação por parte de seu público.

Hoje já é possível encontrar no mercado uma série de opções de produtos para captação de água da chuva, como as cisternas. Esse tipo de reservatório faz com que á agua seja acumulada em grandes tanques, muitas vezes com filtragem, permitindo seu uso para diversas atividades, como lavagem de pátios, garagens, áreas comuns, veículos e rega de plantas.

O McDonald's, a maior rede alimentação rápida do mundo, desenvolveu recentemente uma parceria com a Tecnotri, um dos maiores fabricantes nacionais de cisternas verticais modulares para água da chuva. Sediada em Vila Maria, no Rio Grande Sul, a Tecnotri começou a fornecer as primeiras unidades para o McDonald's em novembro de 2016. Inicialmente, as cisternas serão instaladas em dois locais considerados como o coração do McDonald's: a Universidade McDonald's e a sede corporativa da empresa no Brasil, ambos localizados em Alphaville, São Paulo. A ideia é ampliar a parceira, implantando o sistema para captação de água da chuva também nas lojas da rede em todo o Brasil.

Ideias inovadoras para sustentabilidade e conservação da água

A água captada da chuva, pelas cisternas instaladas na Universidade do McDonald's, será utilizada para regar a horta orgânica, que oferece legumes e verduras frescas a todos os funcionários que almoçam no local. No total, serão quatro cisternas Tecnotri.

Outras três cisternas vão fazer parte do Centro Corporativo, captando a água dos drenos de ar condicionado. A água de reuso será aproveitada para lavagem de áreas comuns e rega de todas as árvores do local.

A previsão é que sejam coletados cerca de 25 mil litros de água da chuva por mês. "Nós estamos muito felizes com esta parceria e acreditamos que este projeto pode servir de modelo para todas as lojas McDonald's do país", frisou Fred Leite, Gestor Nacional de Negócios Corporativos da Tecnotri.