O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Solução completa Sunnyvale para atender a rastreabilidade de medicamentos será apresentada na FCE Pharma

  • 06/05/2014, São Paulo (SP)

  • A Sunnyvale aproveita a FCE Pharma, de 12 a 14 de maio, no Expo Transamérica, em São Paulo, para apresentar solução completa que atende a lei 11.903/09 e a RDC 54/2013 que tratam das obrigatoriedades em relação a rastreabilidade de medicamentos.

 

A Sunnyvale aproveita a FCE Pharma, que acontece entre os dias 12 e 14 de maio, no Expo Transamérica, em São Paulo, para apresentar solução completa que atende a lei 11.903/09 e a RDC 54/2013 que tratam das obrigatoriedades em relação a rastreabilidade de medicamentos. A empresa é fornecedora de equipamentos de codificação industrial e, por meio de parcerias, conseguiu desenvolver solução que inclui equipamentos, software e toda a tecnologia para a rastreabilidade dos medicamentos.

Para o gerente de vendas da divisão de codificação industrial da Sunnyvale, Wagner Gennari, os profissionais das indústrias farmacêuticas ainda contam com muitas dúvidas e precisam buscar mais informações. "Nós temos know-how em codificação e contamos com as três tecnologias disponíveis para a impressão dos códigos bidimensionais Datamatrix que passa a ser obrigatório nas embalagens. Formamos parcerias com empresas de sistemas e de leitores ópticos para termos uma solução completa. Estes parceiros também já estão envolvidos com o assunto e temos diversos projetos em desenvolvimento em laboratórios de pequeno, médio e grande portes explica o executivo. A Sunnyvale é representante exclusiva no Brasil da fabricante inglesa de codificadoras Domino Printing, referência na codificação da indústria farmacêutica em países que já contam com leis de rastreabilidade, como Turquia, França e Argentina. As codificadoras atendem as normas 21 CFR part 11 e GAMP 5, que são específicas para validação dos processos e definem as boas práticas para a indústria farmacêutica.

Na prática - Todos os medicamentos com registros na Anvisa estarão sujeitos à norma, inclusive amostras grátis, e terão de contar com o IUM (Identificador Único do Medicamento), espécie de RG dos remédios. As embalagens secundárias de todos os medicamentos, incluindo as embalagens múltiplas, embalagens secundárias para fracionados e embalagens hospitalares, devem conter o IUM. Os medicamentos que não possuem embalagens secundárias devem conter o IUM na primária. O IUM é composto, no mínimo, dos seguintes dados: Nº de registro do medicamento junto à Anvisa, Nº serial, Data de Validade e Lote.

A impressão é feita na linha de produção, que precisará passar por alterações em suas configurações e ter equipamentos de impressão e leitura do código que possibilitem a serialização das embalagens. A etapa seguinte é a de agregação, quando eles irão para caixas maiores para estoque e distribuição. "Nesta etapa nós também temos a solução para identificar esta caixa com etiqueta ou impressão direta que contará com todos os IUMs dos medicamentos que estão nela, além de outros sistemas que integrem toda a informação", acrescenta Wagner Gennari.

Prêmio Sindusfarma - A Sunnyvale é finalista do Prêmio Sindusfarma de Qualidade 2014, que terá os vencedores revelados no dia 12 de maio, em evento realizado no HSBC Brasil, em São Paulo, com a presença de cerca de dois mil convidados. A empresa está elencada entre os melhores na categoria Importadores de Equipamentos para Formulação e Embalagem.