O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Straight Manufacture apresenta seu inovador software de Simulação de Fluxos e Processos

  • 01/03/2013, São Paulo (BR)

  • A simulação permite a análise e o teste de diferentes alternativas de funcionamento de um sistema, com variações de parâmetros, formas de controle, priorização de eventos, diferentes equipamentos, velocidades, ciclos de trabalho, layouts e etc.

 

A simulação permite a análise e o teste de diferentes alternativas de funcionamento de um sistema, com variações de parâmetros diversos, formas de controle, priorização de eventos, diferentes equipamentos, velocidades, ciclos de trabalho, layouts, etc... Variações aleatórias em processos e ciclos de trabalho podem ser incorporadas ao modelo, aproximando-o do funcionamento real dos sistemas. Estas variações não fazem parte das formas tradicionais de análise de sistemas, o que pode induzir a erros e más interpretações. Com a simulação, gargalos e limitações de capacidade podem ser revelados ainda durante a fase de concepção e projeto. Soluções alternativas podem ser geradas, testadas e certificadas, garantindo o desempenho da instalação muito antes de sua implantação física.

Sistemas de Movimentação de Materiais

A concepção e implantação de sistemas de movimentação de materiais envolvem diversos riscos:

  • Crescente complexidade das interfaces entre o sistema de movimentação e outros pertencentes à instalação: robôs, "gates" de soldagem, sistemas de pintura, manipuladores ou mesmo operadores.
  • Complexidade dos processos e dos produtos, resultando em muitas alternativas de movimentação e destino dos materiais em uma mesma instalação. Tal fato gera a necessidade de criação de algoritmos sofisticados de controle dos equipamentos e fluxos.
  • Necessidade de flexibilidade das instalações, sujeitas cada vez mais a alterações rápidas e periódicas, devido a modificações em produtos, processo e a introdução de novas tecnologias.
  • Disponibilidade de diversas tecnologias, tanto de equipamentos de movimentação como de automação e controle. Se por um lado isso aumenta as alternativas do projetista, encontrar a melhor solução passou a ser mais complexo.
  • Necessidade de maior confiabilidade dos sistemas, incluindo alternativas de funcionamento em situações de parada ou falha de equipamentos.

Por serem sistemas complexos, os investimentos na área de movimentação de material são significativos. Há a necessidade de garantias quanto ao desempenho e retorno do sistema. Os orçamentos são cada vez mais reduzidos e as margens cada vez menores. Não se pode conviver com os antigos "coeficientes de segurança" e as instalações são dimensionadas para o desempenho máximo, sem sobras.

A simulação oferece uma abordagem objetiva dos aspectos mencionados acima. Engenheiros e fornecedores de sistemas de movimentação têm a possibilidade de analisar e compreender com profundidade a instalação, gerando soluções confiáveis e de menor custo. Ferramentas de análise estatística e a visualização gráfica do sistema dão suporte às decisões e confiança na solução proposta.

Metodologia da Straight Manufacture em Projetos de Simulação

Também em simulação, resultados objetivos apenas são alcançados através de uma abordagem sistemática do problema. A metodologia Straight Manufacture em projetos de simulação consiste de cinco etapas, desenvolvidas de forma a gerar somente a informação necessária para a análise precisa e confiável do problema proposto.

Coleta de informações e dados do problema

De posse dos objetivos gerais da simulação, um levantamento completo das informações disponíveis sobre o problema é realizado: revisão de desenhos, layouts e especificações de equipamentos e sistemas de controle, entendimento das interfaces com outros sistemas, operadores e dos processos envolvidos. Informações adicionais podem ser recolhidas diretamente no campo, de forma prática. Toda a informação é registrada e documentada, sendo posteriormente revisada em conjunto com o cliente, a fim de garantir a sua integridade e a integridade do modelo.
Após este levantamento e com o entendimento claro do problema, são fixados os objetivos finais da simulação, incluindo o nível de detalhamento do modelo, as condições de simulação e as perguntas a serem respondidas pela sua análise.

Desenvolvimento do modelo

Nesta etapa, o modelo é efetivamente construído utilizando uma linguagem de simulação apropriada para o caso específico. O código do programa é amplamente comentado e desenvolvido de forma modular. Isto garante a documentação do projeto e facilita eventuais revisões ou modificações do modelo.

Validação do modelo

Prontos o código e o programa, é necessário certificar-se de que o modelo construído representa o sistema que se deseja estudar e que as respostas ou informações obtidas com ele são representativas. A validação é feita testando-se o comportamento do modelo em situações conhecidas e de domínio claro. A contribuição do cliente nesta etapa é muito importante, para o devido ajuste e refinamento do modelo.

Análise de sensibilidade

Durante esta etapa são realizadas experiências com o modelo. Através da variação de parâmetros internos do modelo, é possível alterar as condições de funcionamento ou reações do sistema e avaliar o impacto sobre toda a instalação. Questões do tipo "o que aconteceria se este transportador deixasse de funcionar por 3 horas?" ou "qual seria o comportamento do sistema se o ciclo deste robô fosse 10% maior?" podem ser analisadas e estudadas.
Podem ser geradas análises de sensibilidade relativas ao desempenho da instalação em diversas combinações de recursos: transportadores, velocidades, operadores, tempos de ciclo, etc... Análises estatísticas permitem avaliar o desempenho provável e esperado do sistema sob estas diversas condições.

Documentação e apresentação

A última etapa consiste na geração de relatórios e conclusões a respeito dos resultados da simulação, incluindo as recomendações. Os resultados são documentados, incluindo desde a fase de levantamento de dados até os relatórios finais, de modo a se gerar um material único a respeito do modelo e sua análise.

Além dos relatórios, uma apresentação dinâmica e animada do sistema em funcionamento pode ser gerada. Estas animações são de grande impacto, especialmente em processos de venda e apresentações para diretoria ou times de decisão.