O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

A Straight Manufacture apresenta o 4ª artigo sobre Oportunidades de Reprojeto para a Otimização das Embalagens com Redução de Custos e Itens de estoque

  • 05/04/2013, São Paulo (BR)

  • No artigo anterior falamos do sistema de embalagem, de suas definições e das oportunidades de otimização deste sistema. Agora falaremos do projeto estruturado para um sistema de embalagem.

 

No artigo anterior ( A Straight Manufacture apresenta o 3ª artigo sobre Oportunidades de Reprojeto para a Otimização das Embalagens com Redução de Custos e Itens de estoque) falamos do sistema de embalagem, de suas definições e das oportunidades de otimização deste sistema. Agora falaremos do projeto estruturado para um sistema de embalagem. Esta metodologia de projeto é separada e explicada em fases como seguem:

Síntese das Fases

Anteprojeto
Esta fase visa identificar o tipo de embalagem, produto e processos envolvidos, definição de uma equipe multifuncional do cliente para participação e avaliação, os objetivos a serem alcançados, recursos e prazos necessários para a execução do projeto.
O Resultando é um documento denominado Anteprojeto, contendo o modelo lógico preliminar do sistema de embalagem. A aprovação deste documento pelo cliente torna-se pré-requisito para a continuidade do trabalho.

Projeto Conceitual
Nesta fase o objetivo é a especificação detalhada dos elementos da embalagem a nível lógico. Além disso, deve tratar da especificação detalhada dos requisitos do produto e cliente além dos processos envolvidos, tais como:

  • Captação das informações através de checklist;
  • Análise crítica e levantamento das oportunidades de melhoria e opções do mercado;
  • Benchmark e cotação no mercado e fornecedores atuais;
  • Estudo de custo para análise pela equipe;
  • Desenho conceitual do sistema de embalagem proposto;

O produto é um documento denominado Apresentação do Sistema de Embalagem Projetada - Parte I - Projeto Conceitual, que deverá ser submetido ao usuário para análise e aprovação preliminar.

Projeto Executivo
Tendo como base o Projeto Conceitual, o objetivo nesta fase é o de detalhar os elementos do sistema de embalagem a nível físico.
O Produto é um documento denominado Apresentação do Sistema de Embalagem Projetado - Parte II - Projeto Executivo, que conterá a especificação técnica completa do sistema de embalagem, visando a sua implementação.

Prototipagem
O objetivo desta fase é o desenvolvimento, simulação e testes de aplicação do sistema de embalagem especificado no Projeto Executivo.
O resultado são os protótipos do sistema de embalagem, devidamente testados. Estes, por sua vez, devem ser entregues aos fornecedores capacitados para fabricação das embalagens de uma série de testes ou produção conforme acordado com o cliente.

Testes
Esta fase visa verificar o desempenho do sistema de embalagem antes de sua implementação. Os testes são especificados de acordo com o tipo de embalagem e as necessidades dos clientes.
O resultado é um relatório do desempenho do sistema de embalagem, devidamente testado e aferido. Este, por sua vez, deve ser entregue aos clientes internos/externos para documentação do desempenho do sistema de embalagem e validação ou aprovação final.

Implementação
Tem como objetivo o treinamento do usuário, a adoção do novo sistema de embalagem, a verificação de aderência e a implantação definitiva do sistema de embalagem na produção.
Nesta fase, é elaborado e entregue o Manual do Usuário bem como o Termo de Encerramento do Desenvolvimento do Sistema de Embalagem, onde o responsável ou empresa consultora declara que o sistema de embalagem, uma vez implantado e verificado, está entregue e considerado, aceito pelo contratante.

Avaliação de desempenho
É uma fase opcional e tem como objetivo verificar o desempenho do sistema de embalagem após sua implementação, a verificação de aderência com as ferramentas e processos que variam de acordo com o tipo de sistema de embalagem implementado.
Nesta fase opcional, é elaborado e entregue um relatório de Confirmação de Desempenho.

Esperamos que esta série de quatro artigos possa ter esclarecido e orientado os desenvolvedores e usuários de sistemas de embalagem, para o desenvolvimento de sistemas de embalagens mais precisos, representativos, confiáveis e robustos.

Caso tenha alguma dúvida ou queira maiores esclarecimentos não deixe de contatar-nos.