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Uma das principais fabricantes de ferramentas, equipamentos de metrologia e instrumentos de medição do mundo, com 130 anos de experiência, e crescente desenvolvimento global, a Starrett é uma multinacional que atualmente conta com dez fábricas espalhadas pelo mundo, e que somente na produção brasileira investiu mais de R$ 18 milhões para poder se manter competitiva e crescendo.

Com mais de cinco mil produtos em seu catálogo, a empresa busca a renovação de sua linha para atender as necessidades dos profissionais e do mercado. "Desenvolvemos ferramentas mais adequadas aos trabalhadores da construção civil, por exemplo, e também com custos mais competitivos. Estamos em constante evolução para poder servir melhor o mercado e enfrentar a concorrência, principalmente a dos importados", afirma o presidente da Starrett Brasil, Salvador de Camargo Junior.

Os consumidores dos produtos da empresa são as indústrias que trabalham com metais, indústria automobilística, aviação, marinha, além de equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais, construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas, entre outros. E a Starrett tem destaque na produção de itens como o micro-óleo anticorrosivo M1, estiletes, serras copo, transferidores de ângulo, lâminas de serra, arcos de serra, serrotes, trenas, limas, cabos, esquadros e compassos, desempenos de granito, medidores, micrômetros, paquímetros, sistemas de medição por vídeo, sistemas de coleta de dados, relógios comparadores, transferidores, medidores de ângulos, máquinas de serra de fita, entre outros.

Segundo Camargo, os principais investimentos realizados pela empresa foram na produção. "Automatizamos os processos, montamos novas células de produção e investimos em produtividade para reduzir custos", completou o presidente. Atualmente a Starrett, líder absoluta na venda de serras no mercado brasileiro, é responsável pelo desenvolvimento das principais tecnologias disponíveis no mundo para este setor. "Sempre prezamos pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Para se manter líder é preciso estar na vanguarda", completa o presidente.

Ele afirma ainda que, desde 2007, as vendas da filial brasileira já somaram um crescimento de 50%. Isso, no entanto, não é fruto somente dos investimentos feito em novas tecnologias e processo de produção. Um consistente planejamento de marketing envolvendo novos produtos, rede de distribuidores e investimentos em propaganda tem sido responsável pelos ótimos números da empresa.

Segundo o diretor de marketing da Starrett, Christian Arntsen, a empresa tem apostado em soluções de comunicação e marketing. Além das tradicionais campanhas publicitárias nas mídias que representam sua área de atuação no país, a Starrett promoveu um divertido concurso cultural no rádio e impulsionou sua participação nas redes sociais. Somado a isso, mantém uma equipe de promotores atuando nas lojas e fazendo demonstrações de produtos. "Buscamos manter um plano de marketing completo e consistente. É preciso investir para manter o nome e marca Starrett sempre em evidência", completa Arntsen.