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Starret: empresas conquistam a preferência dos clientes com ações diferenciadas no Facebook

  • 04/12/2012, Itu (SP)

  • Pesquisas recentes apontam que quase 70% dos internautas brasileiros utilizam esta rede social e a Starrett tem aproveitado muito bem as oportunidades que tamanha movimentação oferece.

 

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Foi-se o tempo em que atributos como a qualidade dos produtos e a eficiência no atendimento aos consumidores eram suficientes para uma empresa se destacar da concorrência. Atualmente, com a evolução do mercado, cada vez mais globalizado, é preciso mais do que o primordial para conquistar a preferência dos clientes. É preciso inteligência, ousadia e acima de tudo atenção aos pequenos detalhes das necessidades do público para poder compreendê-las e, assim, supri-las com excelência. E não há nada mais adequado para o sucesso desta fórmula do que a aproximação efetiva entre a empresa e os clientes.
No entanto, diante da intensa velocidade da informação, impulsionada pelas constantes inovações tecnológicas que caracterizam a sociedade nos dias de hoje, como estabelecer um elo entre ambos? Pois é justamente nesta transformação da comunicação que muitas empresas têm apostado para atrair e quem sabe fidelizar o gosto dos consumidores. Considerando a internet como uma importante ferramenta para a propagação de notícias, conhecimentos e experiências, com mais de 80 milhões de usuários no Brasil, a adoção de estratégias online tem sido a preferida dos empresários.

É o caso da Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas, equipamentos de metrologia e instrumentos de medição em todo o mundo. Por reconhecer que aproximadamente 87% dos internautas brasileiros fazem uso de redes sociais com frequência, a multinacional americana que possui sede em Itu (SP) tem investido fortemente em ações virtuais. Principalmente pelo Facebook. "Sabemos que se trata do site de relacionamentos com o maior número de usuários no país, por isso não temos poupado esforços para fortalecer nossa marca em mais este meio", argumenta o Diretor de Marketing da Starrett, Christian Arntsen.

Embora pareça arriscado, investir no Facebook pode ser tão eficiente quanto uma divulgação ou publicidade tradicional. Pesquisas recentes apontam que quase 70% dos internautas brasileiros utilizam esta rede social e a Starrett tem aproveitado muito bem as oportunidades que tamanha movimentação oferece. No período de um ano a empresa atingiu a marca dos 50 mil seguidores, que interagem, trocam dicas, compartilham informações sobre os produtos da marca e dão um feedback imediato às ações desenvolvidas na página.

Para tanto, foi preciso definir qual seria o público-alvo da Starrett na internet e a escolha por jovens universitários não poderia ter sido mais certeira. "Mesmo com toda a pluralidade que esta mídia nos proporciona, é preciso ter foco para atingir os resultados esperados", recomenda Arntsen. Ele e sua equipe visualizaram nos alunos de engenharia de hoje a possibilidade de firmar laços e conquistar a confiança dos clientes de amanhã. Por isso promovem uma série de atividades que contribuem com a formação destes profissionais, como o patrocínio a diversas equipes do SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), considerado uma das atividades extracurriculares mais importantes para os estudantes desta área.

É exclusivamente pelo Facebook que a empresa seleciona as equipes que serão contempladas com a doação dos produtos necessários para o desenvolvimento dos projetos inscritos no programa. Os interessados enviam uma solicitação para a Starrett e, após passarem por uma análise com critérios, precisam levar uma quantidade exata de contatos para a página da empresa na rede social. Somente quando este número é atingido é que os itens são enviados, concretizando o patrocínio.
Além disso, a Starrett aproveita a credibilidade que tem obtido também na internet para apresentar novas ideias e soluções a estes universitários. "Acreditamos que colocando os jovens em contato com grandes experiências, mostrando que é sempre possível aprimorar o que já existe, permitimos que os mesmos criem novas perspectivas e despertem o desejo de ir sempre além", conclui Arntsen.

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