O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Sansuy promove uso do biodigestor em fecularias

  • 23/10/2015, Embu das Artes (SP)

  • O Vinibiodigestor é a solução economicamente viável e ambientalmente correta para a destinação de resíduos originários do processamento da raiz de mandioca. O equipamento será apresentando durante o o 16º Congresso Brasileiro de Mandioca.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Houve um erro e não foi possível enviar a informaçãoNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo.
Por favor, tente de novo

A cultura da mandioca apresenta grande importância social e econômica, compondo parte fundamental da alimentação da população dos países da América Latina e Central. Apesar do Brasil figurar como segundo maior produtor mundial, atrás apenas da Nigéria, com produção anual de 26 milhões de toneladas, o cultivo no país ainda está à margem do desenvolvimento tecnológico das demais commodities agrícolas.

Nesse contexto, o 16º Congresso Brasileiro de Mandioca, realizado pela Sociedade Brasileira de Mandioca, constitui-se como um dos principais fóruns de integração desta cadeia produtiva. Na ocasião, serão apresentadas inovações em máquinas e equipamentos, além de levantar novas demandas de interesse para o setor.

Para instituições de pesquisa, produtores rurais e empresários é uma oportunidade de conhecer o vinibiodigestor fabricado pela Sansuy, especialmente dedicado às necessidades das fecularias.

A produção dos derivados de mandioca, especialmente a atividade de fecularia, que no Brasil gira em torno de 540 mil toneladas, gera resíduos sólidos, como a casca, e líquidos, a chamada manipueira. Estima-se que o processamento de uma tonelada de mandioca corresponda ao resíduo gerado por cerca de 200 a 300 habitantes por dia, prejudicando principalmente as populações vizinhas.

Este resíduo, no entanto, pode se tornar um aliado do produtor, pois a manipueira possui alta capacidade de produção de metano, gás utilizado para a geração de energia, por meio do vinibiodigestor.

Vantagens econômicas e ambientais

O processo de biodigestão anaeróbia ocorrido no vinibiodigestor Sansuy é promovido por bactérias, responsáveis pela degradação da matéria orgânica e produção de biogás, que posteriormente é empregado nas caldeiras (para aquecimento) ou motogeradores (para geração de energia). É possível até a substituição total da lenha pelo biogás, o que leva à economia na produção e pós-produção.

Outras vantagens do biodigestor são a neutralização do cianeto, possibilidade de melhor utilização do biofertilizante e redução do mau cheiro ao redor da fecularia. Além disso, o espaço físico antes utilizado para lagoas de decantação pode ser destinado a outras finalidades, como armazenagem ou uma nova linha de produção.

O vinibiodigestor Sansuy é fabricado de geomembrana de PVC (policloreto de vinila), resistente às intempéries, que deve ser instalado em escavações em solo apropriado, com paredes e fundo revestidos com geocomposto de PVC flexível. A cobertura é feita por uma manta que infla e oferece as condições anaeróbias necessárias à produção e armazenamento do biogás.

Uma equipe técnica especializada da Sansuy fará a avaliação e elaboração do projeto, além de estudo do custo-benefício e tempo de amortização do investimento. A empresa oferece assistência técnica com cobertura em todo o território nacional.

Serviço

  • 16º Congresso Brasileiro de Mandioca
  • Data: 09 a 13 de novembro
  • Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center - Foz do Iguaçu/PR
  • Endereço: Av. Olímpio Rafagnin, 2357
Telefone
Ver telefone
Página web
Visitar web
E-mail
Enviar e-mail
Endereço Rod. Regis Bitencourt s/nº Km 280
06830-900  Embu das Artes
SP - BRASIL
(Clique aqui para ver o mapa)