Esse site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a experiência e os serviços. Se você continuar navegando, significa que aceita seu uso. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies

Técnica que permite o cultivo de plantas sem solo, na hidroponia os legumes e verduras são colocados em canais ou recipientes por onde circula uma solução composta de água e nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. A Sansuy aliou esta técnica à piscicultura para desenvolver um sistema inovador de aquaponia, que utiliza a água dos tanques onde são criados os peixes para fertilizar e nutrir os vegetais, integrando as duas culturas.

Depois de abastecer os viveiros de peixes ou camarões, a água passa por filtros especiais que recuperam sua qualidade, sendo, em seguida, bombeada para a base hidropônica, e retornando novamente para os peixes. Como vantagem adicional, os dejetos dos organismos aquáticos são captados pelo sistema de escoamento e passam por um decantador, onde são separados os sólidos em suspensão, que servem como fertilizantes para uma horta tradicional.

Para a criação de peixes é indicado o Vinitank, tanque circular fabricado pela Sansuy, disponível para capacidades de 5 mil a 100 mil litros. Entre as aplicações do Vinitank estão também a manutenção de reprodutores, desova, produção de alevinos e juvenis, engorda de peixes de água do mar e de água doce, treinamento alimentar de peixes carnívoros, depuração de peixes, mexilhões e ostras antes do abate, e quarentena.

- Este sistema alia duas vantagens para o produtor agrícola: reaproveita a água já utilizada na hidroponia, garantindo menor consumo, e torna-se uma alternativa eficaz para ampliar seu negócio - avalia Marcelo Castagnolli, gerente de produto da Sansuy. Além de poupar água (a quantidade só é reposta para efeito de evaporação), a implantação do sistema é de baixo custo, pois sua montagem não necessita escavação.

A aquaponia também oferece benefícios para o consumidor, que recebe um produto sem uso de adubos químicos. Vale lembrar que a aplicação de fertilizantes industriais na agricultura está diretamente ligada à queima de combustíveis fósseis para sua produção. Ao reciclar os nutrientes dos peixes para as plantas, a aquaponia também contribui para a produção de alimentos com menor impacto ambiental.