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Climatização e Sinalização Pfannenberg no Túnel São Gotardo

  • 09/06/2016, Indaiatuba (SP)

  • Inaugurado semana passada, o maior túnel ferroviário do mundo conta com nossas soluções. Depois de 15 anos de construção e 57 km de comprimento, o túnel suíço de base de São Gotardo é inaugurado no dia 1° de Junho.

 

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Depois de 15 anos de construção e 57 km de comprimento, o túnel suíço de base de São Gotardo é inaugurado no dia 1° de Junho.

As números em torno da construção do túnel ferroviário de São Gotardo são impressionantes:

  • Mais longo e mais profundo túnel do mundo com 57 km de comprimento que, somados a todos seus túneis transversais e conexões internas, somam 154 km de construção.
  • A partir de sua inauguração trens de passageiros passarão a uma velocidade de 250 km/h reduzindo o tempo de viagem entre Milão e Zurique para menos de 3 horas.
  • Facilitação do transporte de mercadorias no trajeto norte-sul da Suiça para 40 milhões de toneladas. Até então o transporte era realizado somente por caminhões pelas íngremes montanhas alpinas.

A operação de um túnel nessas proporções representa um grande desafio para engenheiros e operadores pois todos os produtos e soluções devem atender aos elevados requerimentos e trabalhar em perfeita harmonia sob as mais duras condições ambientais. E a climatização dos painéis elétricos e componentes eletrônicos torna-se ainda mais crítica uma vez que nos vemos diante de variações de pressão, diferenças de temperatura e à exposição de poeira e sujeira no ar.

Através de uma intensa colaboração, a Swibox e a Pfannenberg desenvolveram juntas um conceito especial de climatização para aplicações em túneis. Os painéis elétricos com estrutura resistente à pressão foram desenvolvidos especialmente para proteger o sistema de climatização e os ar-condicionados com os aquecedores Pfannenberg ajudaram a garantir um sistema confiável que hoje pode ser encontrado nas 176 túneis internos localizadas ao longo do túnel, que servem de rota de fuga de emergência.

Esses ar-condicionados para painéis ajudam também na regulação da pressão térmica dentro dos painéis para que o funcionamento dos componentes seja confiável e seguro.

Painéis elétricos resistentes à alterações de pressão

O mais difícil requerimento técnico para esse projeto foi o nível de proteção do painel (IP65) e a elevada variação de carga de pressão causada pela passagem dos trens no interior dos túneis. Quando se entra no túnel, o trem desloca o ar que encontra a sua frente causando uma elevada pressão até que o trem passe em frente a uma galeria interna onde se encontram os painéis e componentes elétricos. Assim que o trem termina de passar essa sobrecarga de pressão é transformada imediatamente em uma sob-pressão.

Climatizar painéis vai muito além de resfriação

Um desafio adicional em túneis é o ar ambiente. Grandes diferenças de temperatura que variam de -20°C a +40°C, humidade máxima de 100% e a abrasão ferrosa dos freios, trilhos e linhas de contacto no ar ambiente (maior risco de corrosão) mostram o quanto especial esse tipo de aplicação pode ser quando comparada às aplicações tradicionais.

Além dos ar-condicionados, predominantemente utilizados no interior das montanhas (temperatura ambiente de até +40°C), os aquecedores Pfannenberg também tiveram que ser instalados nas áreas do portal (temperatura ambiente até -20°C). Estes aquecedores garantem que a temperatura no interior dos painéis elétricos não caia abaixo do ponto de orvalho (temperatura na qual o vapor de água presente no ar ambiente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas por via da condensação).

Sinalização eficiente nos portões dos túneis - Luzes e Sirenes Pfannenberg

Além das soluções de climatização para garantir a o funcionamento adequado dos painéis, em função de sua longa extensão também foram instaladas nossas luzes rotatórias SPECTRA P400 e as sirenes DS para indicar a abertura e fechamento dos portões de acesso dos trens.

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