O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Soprador trilobular de deslocamento positivo (Omel Roots SRT)

  • Aplicado onde quer que se faça necessário comprimir ar até a pressão de 1 bar efet. ou produzir um vácuo máximo de até 500 mba.

Solicite orçamentos dos produtos em destaque da categoria:
Sopradores

Informação detalhada do produto Soprador trilobular de deslocamento positivo

Evolução dos sopradores Omel SR, dos quais a Omel é pioneira na fabricação no Brasil, os sopradores Omel série SRT providos de rotores com perfil trilobular, são o resultado da tecnologia Omel garantindo satisfatória performance, redução de ruído e vibração.

Estudado e fabricado há mais de 25 anos no Japão e somente há poucos anos lançados na Europa, o perfil trilobular, embora não traga melhorias consistentes em rendimentos e performance quando comparado ao bilobular, permite que a máquina opere com segurança em rotações mais elevadas. A maior rigidez do lóbulo, a melhor distribuição de pressão em torno do mesmo, a redução dos picos de pressão causadas pelo retorno do gases nas câmaras formadas entre lóbulos e corpo do soprador permitem que a máquina opere com um ciclo de pulsação inferior em 1/3, se comparado ao do rotor bilobular com melhora na linearidade do fluxo. O aumento de freqüência de operação da máquina (seis pulsações por rotação em vez de quatro no bilobular) também melhora o desempenho mecânico, pois a vibração e ruído são reduzidos (em média em torno de 5 dB(A). Isto leva à possibilidade de seleção de máquinas menores e mais rápidas sem diminuir a confiabilidade das mesmas. Os acessórios também são reduzidos, resultando num conjunto com custo inferior.

Características do projeto

  • ENGRENAGENS DE SINCRONIZAÇÃO: Em aço liga especial, tratado termicamente com dentes helicoidais retificados, permitem uma superior capacidade de carga, longa vida e operação silenciosa.
  • ROLAMENTOS: Rolamentos de rolos de dupla carreira asseguram um longo período de operação
  • VEDAÇÃO: Tipo anel de pistão minimiza os vazamentos de ar pelo eixo e provêem uma operação confiável, sem desgaste mecânico. Com selo mecânico ou acoplamento magnético em execução especial, "standard" com retentor no eixo de comando.
  • RESFRIAMENTO: Por convecção natural, tubos aletados são aplicados onde as temperaturas de saída de gases excedem 130ºC, mantendo a temperatura do óleo abaixo de 80ºC resultando em vida mais longa para rolamentos, engrenagens e selos, com menos trocas de óleo.
  • LÓBULOS: Construídos em FoFo nodular com perfil de alta eficiência, balanceados dinamicamente em modernas balanceadoras eletrônicas; sinônimo de baixo nível de vibração operacional.
  • LUBRIFICAÇÃO: Por salpicamento; confiabilidade e segurança operacional, assegurando vida longa aos rolamentos.
Vantagens
  • Ar ou gás bombeado são isentos de óleo.
  • Capacidade praticamente constante com o variar da pressão.
  • Execução robusta e folgas reduzidas permitem funcionamento em pressões de até 1 bar.
  • Manutenção mínima, economia operacional, durabilidade elevada.
  • Flexibilidade de instalação, permitindo acoplamento direto, por meio de polias e correias ou redutores/multiplicadores.

Aplicações

Os sopradores SRT são aplicados onde quer que se faça necessário comprimir ar até a pressão de 1 bar efet. ou produzir um vácuo máximo de até 500 mbar. Exemplos práticos de aplicação são: transporte pneumático de materiais a granel, agitação de banhos de galvanoplastia, aeração no tratamento de águas e esgotos, alimentação de ar em fornos e queimadores industriais, insuflação de ar em filtros rotativos, circulação de vapor, insuflação de ar em processos de fermentação industrial, etc.

Outros produtos desta empresa

.P-CTU-2696837978