O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Medidor óptico de diâmetro (MAP 40,100,200)

  • Reúne uma série de aperfeiçoamentos, visando atender a demanda de medições em processos de usinagem de precisão.

Informação detalhada do produto Medidor óptico de diâmetro

A série MAP reúne uma série de melhorias visando atender a demanda de medições em processos de usinagem de precisão. Enquanto que as séries MAP e MOD são funcionalmente iguais, a série MAP conta com os seguintes aperfeiçoamentos:

A série MAP não usa espelhos. Espelho em substrato de vidro tem dilatação diferente da base metálica (alumínio), e não é possível impedir a formação de stress na medida em que a temperatura do aparelho varia. Na série MOD empregamos interfaces de fixação flexíveis que atenuam este problema, porém melhor resultado se consegue eliminando-se completamente todos os espelhos. As lentes, por outro lado, podem ser fixas de forma a manter perpendicular ao plano de medição o plano de forças do stress térmico, sem produzir efeitos na medição.

Opcionalmente a série MAP traz um termômetro eletrônico que corrige a dilatação da sua estrutura e fornece uma leitura correta, independente da temperatura ambiente. Medidores com esta característica levam o sufixo "t". Por exemplo, o MAP40 com compensação chama-se MAP40t. Como a constante de correção é programável pelo usuário, pode-se inclusive compensar a dilatação da própria peça medida, se a temperatura desta estiver relacionada com a ambiente.

Pode-se medir produtos que não estejam exatamente perpendiculares à zona de medida. Isso é feito montando-se dois medidores topo a topo, de forma ao conjunto perceber que ângulo que a peça medida faz com a varredura. O sistema então multiplica a leitura do diâmetro pelo cosseno do ângulo encontrado.

As unidades de iluminação e medição são independentes; dependendo da base em que são fixas podemos produzir um medidor tipo MOD (para barras e cilindros de movimento axial) ou um medidor para esteira transportadora (para cilindros com movimento radial).

Os medidores da série MAP são mais finos, permitindo maior flexibilidade na medição de peças complexas. O MAP40, por exemplo, tem 25 mm de espessura. Esta redução da espessura foi conseguida tirando-se a eletrônica de dentro do cabeçote e colocando-a numa caixa independente, que deve estar a menos de 1,5 m de distância. É claro que, no caso dos MAP com compensação de temperatura, o sensor térmico continua no cabeçote.

Outros produtos desta empresa

.P-CTU-4293293130