Esse site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a experiência e os serviços. Se você continuar navegando, significa que aceita seu uso. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies

Embuchado magnético (MagTek)

Produto da empresa MagTek

Indicado para diversos tipos de aplicações que envolvam transporte e fixação de outras peças e equipamentos.

Os embuchados magnéticos MagTek são ímãs dentro de um corpo de aço carbono. Cada embuchado tem sua medida, capacidade de carga, rosca e requerem uma espessura mínima de chapa de contato para que funcionem adequadamente e alcancem sua capacidade de carga nominal. É indicado para o transporte/fixação de peças. Mas por que usar embuchado magnético ao invés de somente um ímã?

O principal fator é que ao embucharmos um ímã em uma carcaça de aço, temos seu poder magnético multiplicado.

Aplicações dos embuchados magnéticos

Embuchado magnético é um equipamento indicado para diversos tipos de aplicação, descobrimos uma nova todos os dias. Basicamente todas essas aplicações envolvem transporte e fixação de outras peças/equipamentos.

Moldes de injeção plástica

A aplicação do embuchado magnético dentro das cavidades dos moldes facilita o posicionamento de partes metálicas que compõe a peça plástica a ser injetada. Pequenos embuchados são capazes de serem adaptados em pequenos espaços dentro dos moldes evitando complicações no projeto. Por se tratar de uma aplicação onde as temperaturas de trabalho e quase sempre excedem 150°C, recomendamos os embuchados fabricados com ímãs de alnico ou samário cobalto, estes podem ser desenvolvidos totalmente de acordo com a sua necessidade/aplicação.

Transporte de peças

Em processos contínuos e/ou linhas de produção de tratamentos superficiais, pintura, metalização, ou qualquer outro processo que exija o movimento da peça nem sempre é conveniente o uso de ganchos ou similares pelo tempo de preparação que esse material exige (por exemplo, encaixar um ganho em um olhal). O embuchado magnético é uma opção rápida, pois ao encostar-se à peça já se fixou e está pronto para ser movimentado. O embuchado não é só favorável no fator tempo, mas no fator da geometria da peça, pois nem sempre é possível a utilização de um gancho na peça, ou, por exemplo, não é possível furá-la para prendê-la.

Dependendo do processo pode-se utilizar embuchado fabricado com qualquer ímã observando-se logicamente as dimensões e massa da peça a ser transportada, e temperatura de trabalho onde o processo ocorrerá.

Fixação de portas

Talvez essa seja a forma mais comum da aplicação de um embuchado magnético no nosso dia a dia, já que a indústria moveleira utiliza-o em larga escala para a fixação da porta ao armário.

Na indústria em geral o embuchado magnético facilita, e muito, a remoção de portas de acesso de máquinas, ganhando-se tempo em set-ups ou manutenção e eliminando o incomodo de utilizar ferramentas para desparafusar e também o aumento da segurança quando o risco de se perder dentro de um equipamento algum parafuso que prende a porta é muito alto.

Soldagem

É uma ferramenta auxiliar na soldagem de conjuntos onde se torna difícil a localização precisa dos componentes durante o processo de soldagem. Adequando os embuchados a esquadros fixos ou ajustáveis facilita-se o posicionamento entre as partes a serem soldadas.

Deve-se observar obviamente a temperatura na região onde o os embuchados estão fixados, pois os nossos padrões trabalham até a temperatura de 80°C e para temperaturas maiores deve ser feito um desenvolvimento especial com outro tipo de ímã que suporte altas temperaturas, como alnico ou samário cobalto.

Contato elétrico

Os embuchados magnéticos são aplicados com grande eficiência quando o objetivo é estabelecer contato eletromecânico entre duas peças como, por exemplo, o polo negativo de um equipamento de soldagem, onde pode-se substituir com vantagens a garra “jacaré” por um embuchado magnético, principalmente em locais de difícil acesso.

Outra aplicação típica é o contato elétrico de sistemas de pintura eletroforese, onde o catodo pode ser o próprio embuchado magnético.

Documentos para download

Sobre a empresa MagTek

MagTek

MagTek

Fabricação de ímãs de diversos formatos e medidas a pronta entrega, equipamentos magnéticos de fixação e separação ferrosa. Manutenção preventiva, corretiva e emissão de relatório magnético.

São Caetano do Sul, SP, Brasil

.P-CTA-1763594819-1438713719