O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Eletroímã retangular (Ital / Italindústria EIR / EIC)

  • Utilizados no levantamento e transporte de cargas ferrosas.


Peça informação e/ou orçamento

 

Houve um erro e não foi possível enviar a informaçãoNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo.
Por favor, tente de novo

Informação detalhada do produto Eletroímã retangular

Fabricamos eletroímãs e eletropermanentes para transporte de materiais ferrosos. A diferença básica entre os eletroímãs e os eletropermanentes é que os eletroímãs são acionados por bobinas eletromagnéticas energizadas. Sem alimentação elétrica, não funcionam. Já os eletropermanentes, são acionados por um pulso elétrico controlado que magnetiza os imas permanentes contidos em seu interior. Uma vez magnetizados, não perdem esta condição a não ser que outro pulso de tensão (intencional) desmagnetize os imãs. Permitem segurança total à operação.

Os eletroímãs retangulares e os eletropermanentes são utilizados no levantamento e transporte de cargas ferrosas, tais como:

  • Chapas,
  • Laminados,
  • Tubos,
  • Blocos maciços,
  • Billets (quentes ou frio),
  • Bobinas, etc.

Os eletroímãs e os eletropermanentes podem ser utilizados em conjunto, o que possibilita o transporte seguro de perfis e cantoneiras em feixes, chapas longas, etc.

Os eletropermanentes não podem ser utilizados em alguns casos.

Quanto mais "longa" a carga a ser transportada maior o número de eletroímãs utilizados.

Os  eletroímãs e os eletropermanentes podem ser utilizados em conjuntos montados em barras de carga, fixas ou extensíveis.

Em muitas aplicações, devido à variedade de espessuras e comprimentos das chapas que serão transportadas deve-se utilizar uma barra de carga com braços móveis, ou seja, uma barra de carga extensível.

Exemplo: imagine uma barra de carga com 8 eletropermanentes e capacidade de 10 toneladas e suponha que se deseja transportar um mix de produtos planos que contenha chapas de 6mm x 2.400mm x 12.000mm (longa e fina) e chapas de 40mm x 2.400mm x 6.000mm.

Ao invés de se superdimensionar os eletropermanentes centrais que atuarão no transporte da chapa de 50mm de espessura mas com apenas 6m de comprimento (curta e pesada), utiliza-se uma barra de carga extensível. A barra trabalha na posição “aberta” para “pegar as chapas longas”. E se fecha, automaticamente, para transportar as chapas curtas. Assim, utiliza-se sempre, todos os eletropermanentes independentemente do tamanho da chapa.

A grande vantagem da utilização de eletropermanentes para o transporte de cargas ferrosas é justamente o grande ganho de eficiência que proporcionam.

Eletropermanente = Podutividade

Os eletropermanentes não são utilizados para sucata ou outros materiais que possuam um entreferro muito elevado.

Especificação de eletroimãs e eletropermanentes

Quando for especificar o eletropermanente ou eletroímã, lembre-se sempre de fornecer o maior número de informações possíveis.

Pelo fato de o eletropermanente ter de ser alimentado eletricamente nas fases de magnetização e desmagnetização, há necessidade de se utilizar um enrolador de cabos retrátil, assim como quando se utilizam os eletroímãs. Por isso, também é importante conhecer os dados da ponte rolante (ou pórtico, etc) aonde será instalado o equipamento. Veja mais informações sobre enroladores de cabos no catálogo e neste site.

Produtos relacionados com Eletroímã retangular
Outros produtos desta empresa

.P-CTA-1179618383