O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Group Consulting aprova projeto inovador

  • 18/05/2010, São Paulo

  • A empresa concluiu a aprovação do primeiro projeto de um centro logístico com a área de armazenagem em estrutura metálica autoportante, totalmente liberado para o tráfego de pessoas e equipamentos de movimentação com operadores.

 

A Group Consulting concluiu, em abril passado, a aprovação junto ao corpo de bombeiros do primeiro projeto no estado de São Paulo de um centro logístico com a área de armazenagem em estrutura metálica autoportante, totalmente liberado para o tráfego de pessoas e equipamentos de movimentação com operadores.

O sistema autoportante, além de demandar um prazo de execução inferior a outros sistemas construtivos, permite uma redução de até 20% nos custos finais do warehouse, somando o conjunto galpão e estruturas porta-paletes e sistema de proteção contra incêndios.

Segundo o arquiteto Nathan Maltz, diretor da Group Consulting, o projeto rompe com diversos paradigmas na concepção de edifícios de armazenagem, pois não demanda a construção de um edifício prévio e permite o aproveitamento máximo da superfície disponível.

O sistema possibilita ainda, a redução significativa do consumo de concreto, formas, ferragens de armadura e estrutura de cobertura e permite a incorporação contínua de novas tecnologias de gerenciamento e movimentação de cargas, resultando em um conjunto arquitetônico de alta eficiência e uma obra de resíduo "zero" e com alta performance de sustentabilidade.

Por se tratar de um projeto inovador e não previsto na legislação, foi aprovado por comissão técnica pelo corpo de bombeiros. Esse trabalho foi fruto de uma equipe "perseverante" de diversos profissionais, que por mais de um ano, pesquisou na legislação internacional situações semelhantes e introduziu soluções de projeto que formaram um consenso junto ao corpo de bombeiros do estado, que possui uma legislação que é modelo para as demais corporações no Brasil.

Segundo o arquiteto Nathan Maltz, a solução do autoportante se torna mais interessante, para locais com solos com características adversas que demanda um prédio de estrutura mais leve, regiões onde as distâncias e o acesso são obstáculos para a obtenção de mão-de-obra e insumos e para empresas que necessitam redesenhar suas operações sem interromper suas atividades através de uma obra limpa e rápida.

A Group Consulting Projetos é sediada em São Paulo e é atuante no planejamento, gerenciando e construção de obras diversas, notadamente de galpões multiuso e centros logísticos, com projetos e obras em diversos estados brasileiros. Em seu portfólio incluem outros projetos pioneiros: os primeiros centros logísticos em estrutura tilt-up (*) do Espírito Santo, no município de Serra e na cidade de Guarulhos, em São Paulo, já concluídos e em operação.

(*) Estrutura de painéis portante e de vedação em concreto pré-moldado executados no canteiro de obras e içados na posição definitiva.