O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Emplaca - Porque utilizar etiquetas duráveis para identificação na armazenagem em estruturas porta pallets?

  • 25/06/2014, São Paulo (SP)

  • São essenciais para uma ágil movimentação logística em centros de distribuição, pois identificam todos os níveis da estrutura a uma altura compatível para que os operadores possam coletar todos os dados dos códigos de barra.

 

As etiquetas para identificação de níveis são essenciais para uma ágil movimentação logística em centros de distribuição, pois identificam todos os níveis da estrutura a uma altura compatível para que os operadores possam coletar todos os dados dos códigos de barra.

Alguns operadores logísticos, usinas e indústrias optam muitas vezes por utilizar uma solução mais econômica para identificar suas estruturas de armazenamento, utilizando couché adesivo ou até mesmo papel sulfite, visando o corte de gastos. Porém esta solução "caseira" tem seus malefícios, destacando principalmente a perda da rastreabilidade da mercadoria, fazendo com que a economia inicial se torne um grande prejuízo no final das contas.

Áreas de movimentação e armazenagem de mercadorias são locais altamente agressivos ao tipo de identificação citada anteriormente, pois o tipo de substrato utilizado não é indicado para a aplicação ocasionando a baixa durabilidade das mesmas, tornando necessária a reposição para que não ocorra a perda da rastreabilidade da mercadoria, podendo acarretar erros na operação, refletindo no cliente final.

Os tipos de etiquetas recomendadas para esta situação são etiquetas que tenham alta durabilidade, podendo ser produzidas em alumínio de 0,3 mm, fixadas através de adesivos, rebites ou parafusos, com aplicação de uma película protetora por método eletrostático, ou etiquetas em BOPP (bi orientado de polipropileno) impressas através de termo transferência com laminação transparente, visando o aumento do tempo de vida útil da etiqueta dentro da operação, evitando gastos e mão de obra desnecessária.

Estas etiquetas são duráveis e permitem, ainda, receber diversos elementos que auxiliam  na perfeita sinalização tais como, setas para indicar o lado do armazenamento, numeração para orientar a posição da rua, coluna e nível em que a mercadoria está armazenada, variando de acordo com o sistema utilizado por cada empresa.

Ao analisar cuidadosamente cada situação, questionamos; qual o custo para reparar um erro com a mercadoria já no cliente final? Qual é o custo do retrabalho? Qual é o custo logístico da operação? Qual é o custo da satisfação do seu cliente? ; No final das contas por muitas vezes a opção mais barata, pode ser a mais cara.

Por isso lembre-se sempre que utilizando etiquetas de identificação duráveis nas estruturas porta pallet, atreladas à agilidade do sistema de TI aplicadas à logística, se tem uma grande otimização de tempo, evitando gastos desnecessários no processo de armazenamento.