O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Composteiras D'Zainer vida sustentável ao alcance de todos

  • 29/05/2017, Caxias do Sul (RS)

  • Com baixo custo de aplicação e ótimos resultados, as composteiras da D'Zainer surgem como uma solução sustentável para alcançar as mudanças necessárias, entre elas, a diminuição de despojos domésticos e emissões nocivas no meio ambiente.

 

Uma das grandes preocupações do novo milênio é a sustentabilidade das nossas ações, sejam elas no âmbito pessoal ou profissional. O mundo busca cada vez mais o equilíbrio entre produção e consumo de qualidade, com atitudes que ajudem a preservar e, quem sabe, reverter os danos já causados pelo homem no planeta. Agora você vai saber como a compostagem se destaca por ser uma das alternativas viáveis e de impacto positivo ao meio ambiente e como você mesmo pode praticar a compostagem na sua casa, apartamento, escritório ou local de trabalho.

O Brasil, assim como grande parte dos países da américa latina, tem um enorme problema para descartar corretamente os resíduos que produz. De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mais de cinquenta por cento do lixo produzido no país é de origem orgânica e o seu material acaba sendo enviado para aterros sanitários, lixões ou ainda é colocado em locais impróprios como terrenos baldios, normalmente a céu aberto e sem nenhuma preparação do solo para aguentar a carga de rejeitos. Esse cenário se torna mais preocupante quando pensamos em grandes centros urbanos. Devido ao chorume gerado pela massiva produção de refugo e detritos, assim como a alta liberação de gás metano, há uma grande taxa de intoxicação do solo, do ar e de lençóis freáticos. Adicionados a esses efeitos nocivos, ainda temos o efeito estufa durante a decomposição deste material.

Com baixo custo de aplicação e ótimos resultados, as composteiras da D'Zainer surgem como uma solução sustentável para alcançar as mudanças necessárias, entre elas, a diminuição de despojos domésticos e emissões nocivas no meio ambiente. Esse tipo de reciclagem adapta-se facilmente à quantidade de lixo produzido por você, sua família e seus colaboradores, podendo adequar-se a todos os espaços, dos menores aos mais amplos.

Mas o que é e como se dá o processo da compostagem? Esse é um sistema biológico de transformação da matéria orgânica, seja de origem doméstica, industrial ou agrícola e é um dos tipos de reciclagem do lixo orgânico através do processo natural, em que minhocas e microorganismos como fungos e bactérias são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.
O sistema é composto por caixas plásticas empilhadas. As caixas de cima são digestoras, onde o lixo é depositado e minhocas o transformam em húmus, em um processo que dura cerca de dois meses. A última caixa retém o chorume e possui uma torneira para que ele possa ser liberado. O sistema é alimentado em camadas: primeiro o lixo orgânico, depois pelo menos três partes de matéria seca (serragem, folhas, etc.) cobrindo o material. Repete-se esse processo de camadas até encher completamente a caixa. Compactas e simples, as composteiras da D´Zainer podem funcionar até mesmo dentro de locais pequenos, já que seu sistema é fechado, impedindo assim o acesso a baratas, ratos ou qualquer outro animal ou inseto que possa se interessar pelos dejetos. Além disso, quando utilizada da maneira correta, não há produção nenhuma de odor ou mau cheiro devido a sua excelente vedação.

O chorume resultante da compostagem é rico em nutrientes e um excelente adubo.

Se você está interessado em contribuir com o meio ambiente de uma maneira simples e econômica conheça as composteiras D'Zainer em nosso site. Além disso, no site você terá acesso a um e-book com mais informações a respeito do processo de compostagem.

Telefone
Ver telefone
Endereço R. dos Tangarás, 1637
95047-570  Caxias do Sul
RS - BRASIL
(Clique aqui para ver o mapa)