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Embreagens eletromagnéticas dentadas

  • Estes conjuntos são indicados quando o torque a ser transmitido é alto ou quando o importante é ter pequenas dimensões e pouca inércia nas partes de rotação.

Informação detalhada do produto Embreagens eletromagnéticas dentadas

Como não permitem deslizamentos e podem ser produzidos com ponto de conexão estacionários, são aplicáveis a posicionadores e controles de precisão. Permitem conexão em marcha somente com baixa rotação. Seu funcionamento se dá  pela criação de um campo magnético induzido pela bobina colocada no corpo do conjunto, que atrai o disco deslizável, levando-o a encaixar seus dentes frontais no anel dentado.

Dentado:

Os jogos são fornecidos com dentado trapézio, que permite sua inserção parado ou em baixa velocidade. Sob encomenda, são fornecidos dentados triangulares sem abertura (que requerem encaixe parados), dentes serrilhados (que permitem propulsão somente com giros no sentido horário ou anti-horário, mas não a desconexão sob carga) ou dentes com um ou mais pontos de encaixe fixos.

Montagem:

Esses conjuntos podem ser montados na posição horizontal (aconselhável) ou em vertical. É necessário assegurar que o fluxo magnético não tenha dispersão nas massas metálicas periféricas, diminuindo a eficácia. É importante, nesse caso, providenciar o isolamento com material não magnético.

Lubrificação:

Podem funcionar a seco ou em banho de óleo. Não geram calor por fricção e por isso não necessitam resfriamento. O óleo deve ser de excelente qualidade, com resistência à eletrólise e com viscosidade superior não superior a 3ºE /50ºC.

Alimentação:

Na configuração padrão, a alimentação prevista é de 24Vcc. Os freios e embreagens sem anel coletor são alimentados por meio de cabos ou, sob encomenda, por meio de conector. Para as embreagens desse tipo, é necessário prover um bloco antirrotação, utilizando os especiais estriados. A bobina é estática, mas pode ser movimentada por fricção dos rolamentos. Para as embreagens com anel coletor, a alimentação é prevista através do contato deslizante mediante escova.

Embora mais caras, as embreagens na versão sem anel coletor têm uma instalação mais simples, sem faíscas ou interrupção do contato, velocidades de rotação mais elevadas e menor tamanho.

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