O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Cabezza, empresa 100% nacional, desenvolve novo pórtico sobre pneus para movimentação de contêineres


 

O pórtico sobre pneus para movimentação de contêineres, fabricado pela Cabezza, substitui em muitas aplicações com expressiva vantagem os pórticos sobre trilhos e pontes rolantes, que operam "confinados" a um trajeto fixo. Em grandes áreas internas ou externas, são exidos grandes ou vários equipamentos para atender a mesma operação, enquanto que o pórtico sobre pneus (RTG), pode circular pela mesma área e atender os propósitos das operações planejadas, devido a sua mobilidade e total manobrabilidade, com direção em duas ou quatro rodas, equipado com um motor diesel (tanto para propulsão como para alimentar todo sistema hidráulico) e guinchos, o que permite a construção de equipamentos menores e mais compactos.

Em relação aos guindastes de lança (treliça ou telescópico), os RTG se sobressaem pelo fato de se apoiarem em quatro pontos (rodas), sem a necessidade de patolamento, movimentando cargas com segurança até o limite do equipamento, sem consulta a gráficos de cargas, além de poder circular com as mesmas.

Comparativamente às empilhadeiras em especial as tipo stacker, na movimentação de contêineres os RTG se revelam atraentes em termos de custo-benefício, pois são equipamentos mais leves, portanto requerem pisos compactados e de simples acabamento (terra batida ou brita), baixo custo operacional e de manutenção, menor consumo de combustível e maior ocupação de área de armazenagem. Pode atingir até seis contêineres de altura de empilhamento por seis de largura, não requer área de manobra e atinge resultados de movimentação total mensal superiores às stackers.

Esse novo projeto da Cabezza já está em operação na área portuária de Rio Grande (RS), apresentando excelentes resultados operacionais e, principalmente, econômicos.