O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contate diretamente com as empresas

Bambozzi

(Bambozzi Soldas Ltda.)
Soldas, produtos especiais, alternadores, talhas, moto esmeril, reforma de máquinas e fios magnéticos.


Informação detalhada de Bambozzi

A história do Grupo Bambozzi começou no início do século XX, quando os irmãos Bambozzi vieram de Ózimo, província de Ancona, na Itália. Ainda adolescentes, desembarcaram no Brasil, na companhia dos pais, com saudades no coração, mas coragem necessária para assumir responsabilidades.

Basílio e Ferdinando Bambozzi, unidos pelo laço de sangue e pela vocação de artífices, promoveram essa genuína história de sucesso, conscientes de que, apesar de sua humilde condição de imigrantes, se trabalhassem duro e honestamente, poderiam brilhar no cenário econômico brasileiro.

E assim, em 15 de junho de 1910, à luz do espírito empreendedor dos irmãos Bambozzi, iniciou-se a primeira oficina de reparos em carroças, carroções e implementos básicos para a agricultura.

Em 1920, a oficina foi transferida da zona rural para área urbana da cidade de Matão, no interior do Estado de São Paulo. Estava estabelecida a B. Bambozzi & Irmãos: marco inicial do processo de industrialização do município.

Em 1928, a oficina passou a fabricar implementos e máquinas de benefício de cereais. Depois transformou-se na Fábrica de Aparelhos Elétricos Bambozzi Ltda., incluindo a fabricação de sorveteiras, geladeiras, balcões frigoríficos e geradores de energia elétrica.

A marca Bambozzi firmava-se, então, graças à seriedade do trabalho desempenhado.

1945, é tempo de inovação

No auge da 2ª Grande Guerra, a fábrica já se destacava no mercado. A crise mundial afetou todos os setores, principalmente as exportações. O ramo de refrigeração foi altamente prejudicado por ficar proibitivo o uso do gás sulfuroso, um importante componente dos refrigeradores. Era preciso superar a crise.

Quando os americanos trouxeram para o Brasil a 1ª siderúrgica, os Bambozzi, novamente, diversificaram e inovaram o mercado com o advento da máquina de soldar Bambozzi - 1ª de toda a América Latina.

A Bambozzi inaugurou o mercado de solda elétrica, ao criar e fabricar máquinas de insumo para todos os setores industriais.

A prosperidade do setor impulsionou a empresa, tornando-a ícone nacional de pesquisa e tecnologia, apesar dos tempos difíceis do pós-guerra.

Em 1956, um grande sonho dos pioneiros concretizou-se. A Bambozzi foi instalada num barracão espaçoso com uma área de 88.000 m2 , onde, até hoje, opera seu parque industrial. A conquista do espaço físico desencadeou outras conquistas, como a liderança absoluta no setor de soldas.

O exemplo da Bambozzi motivou outras empresas que surgiam amparadas pelo conhecimento técnico e humano da precursora, o que lhe garantiu uma posição privilegiada no cenário empresarial nacional.

Nas décadas de 1960, 1970 e 1980, a Bambozzi mostrou mais uma vez seu valor, quando destacou-se como uma empresa socialmente responsável, ao promover importantes iniciativas nessa direção. Sobressaia-se também nas questões relativas ao meio-ambiente, ao realizar projetos de reflorestamento em suas fazendas no Mato Grosso. Elegia-se, essencialmente, como uma empresa comprometida com a qualidade e a responsabilidade, colhendo os frutos da credibilidade e do sucesso.

E, muito especialmente, já era uma empresa comprometida com a difusão do conhecimento, tanto dos seus próprios processos cognitivos, ao gerar um número significativo de patentes a partir de seus produtos, quanto competências funcionais em seu quadro de colaboradores.

Hoje, em uma constante preocupação de se reinventar, a Bambozzi busca a energia da inspiração de seus fundadores para abrir novas possibilidades e reinscrever-se no cenário nacional e internacional a partir do novo modelo de gestão Bambozzi.


Produtos de Bambozzi

.C-CTU-2698894342